A CATARATA:

Em um olho saudável, a luz precisa atravessar duas lentes transparentes que são responsáveis pela focalização da imagem na retina: a córnea, que compõe a superfície anterior do olho, e o cristalino, que se situa atrás da íris e pupila.
Catarata é a perda de transparência (opacificação) do cristalino. À medida em que esta doença nos olhos avança, ela bloqueia progressivamente a habilidade da retina de perceber as imagens, cores e luz. A catarata é, na grande maioria das vezes, parte do processo de envelhecimento.

SINTOMAS:

Os sintomas da catarata são o ofuscamento ao olhar as luzes à noite, imagem borrada, diminuição na percepção de cores e visão amarelada. Pode haver uma melhora na visão de perto nos estágios iniciais da doença, já que o cristalino sofre um ligeiro aumento e deixa o paciente mais míope.

QUANDO REMOVER A CATARATA:

A catarata, quando não tratada, pode levar à perda completa da visão.

Por ter caráter progressivo, a catarata vai se instalando lentamente, e é comum que as pessoas com mais idade nem percebam a perda de visão em um primeiro momento.

A decisão de remoção é sempre do paciente, acompanhando pelo médico oftalmologista em Araxá MG. Mas deve-se começar a pensar na cirurgia de catarata quando atividades diárias básicas, como ler, dirigir ou até mesmo ver televisão, passam a ficar mais difíceis de se executar.

Nos estágios iniciais desta doença, a acuidade visual pode ser resolvida com o uso de óculos, lentes de contato ou lentes intra-oculares.

TRATAMENTO CIRURGIA:

O único tratamento realmente eficaz contra a catarata é a cirurgia.

A cirurgia da catarata em idosos é um procedimento com alto índice de sucesso, desde que não exista outra doença ocular associada que possa também estar comprometendo a visão.

Existem duas técnicas diferentes para este procedimento cirúrgico. Veja abaixo como cada um deles funciona:

CIRURGIA EXTRACAPSULAR:

Também conhecida como facectomia extracapsular, este é um procedimento mais antigo e invasivo. É geralmente indicada para os casos de catarata senil avançada.

Neste modelo, é feita uma abertura grande no olho para a retirada das partes danificadas do cristalino, e o implante das lentes intraoculares é feito diretamente pela mesma abertura.

Tem um processo de recuperação mais lento, mas a facectomia também tem alto índice de sucesso na recuperação da visão do paciente.

FACOEMULSIFICAÇÃO:

O avanço da tecnologia permitiu que a técnicas de troca das lentes internas do olho ficassem menos invasivas.

A técnica da Facoemulsfificação utiliza a energia do ultrassom para dissolver e aspirar o cristalino através de uma pequena incisão, de 2,2 a 2,75mm, que cicatriza rapidamente, não necessitando de pontos e diminuindo consideravelmente as chances de inflamação.

No lugar do cristalino danificado pela catarata é implantada uma lente intraocular maleável, que se dobra para passar pela incisão.

Existe uma grande variedade de lentes intraoculares e o seu médico poderá te ajudar a escolher a lente mais apropriada para você.

LENTES INTRAOCULARES MONOFOCAIS

Estas lentes direcionam os raios de luz a um único ponto de foco, melhorando a visão apenas para uma distância (perto ou longe).

O implante das lentes monofocais não descarta o uso de óculos de correção com lentes multifocais  para melhorar, simultaneamente, as visões para distâncias curtas, médias ou longas.

É importante ressaltar que, no pós-operatório da cirurgia de catarata a laser, a acuidade da visão ficará melhor em comparação ao pré-operatório, desde que não exista outra anormalidade ocular.

LENTE INTRAOCULAR MONOFOCAL TÓRICA

Lente monofocal indicada para pacientes com astigmatismo, direcionando os raios de luz a um único ponto focal.

LENTES INTRAOCULARES MULTIFOCAIS

São lentes indicadas para os pacientes que precisam corrigir a acuidade visual, tanto para perto quanto para longe.  Foram criadas para obter múltiplas imagens retinianas simultâneas. 

LENTES INTRAOCULARES MULTIFOCAIS TÓRICAS

São lentes multifocais que corrigem a visão para perto e longe, dispensando completamente o uso de óculos. São indicadas para os pacientes que apresentam astigmatismo.

LEMBRETE:

É importante destacar que somente o oftalmologista em Araxá e região pode avaliar qual o tipo de cirurgia de catarata ou lentes intraoculares serão adotadas, de acordo com o olho de cada paciente.

Para esta avaliação, ele levará em consideração as condições de cada um para, só então, definir qual o melhor tratamento de catarata a ser seguido.

QUAL O PREÇO DA CIRURGIA DE CATARATA EM ARAXÁ?

Por ser uma cirurgia personalizada, feita de acordo com as especificações do olho de cada paciente, somente o Médico poderá determinar o preço da cirurgia de catarata em idosos, baseado nas consultas anteriores e exames solicitados previamente.

O Código de Ética Médica não permite a consulta, diagnóstico ou prescrição sejam feitos através de meios de comunicação em massa; o mesmo se aplica para a divulgação de valores.

Por isso, você precisará passar por uma consulta com um oftalmologista antes de saber valores.

Agende sua consulta na Clínica de Olhos Araxá e tire suas dúvidas- o diretor técnico lhe ajudará a escolher o melhor tratamento ocular.

Cuide da saúde de seus olhos na Clínica de Olhos Araxá em Araxá Minas Gerais, você merece um atendimento de qualidade!

Quer saber mais sobre a Cirurgia de Catarata? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (34) 3662-4010