O Glaucoma é a doença ocular responsável pela degeneração do nervo óptico, devido à alta pressão intra-ocular.
O controle da pressão pode ser feito de forma não cirúrgica, através do uso de colírios específicos, ou de forma cirúrgica.
As cirurgias de Glaucoma não fazem a recuperação da visão perdida, e são indicadas e aplicadas para que o paciente não perca ainda mais o campo visual. Os procedimentos cirúrgicos são:
- Trabeculotomia
- Trabeculectomia
- Iridotomia
Trabeculotomia
É um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns para o controle do Glaucoma.
O procedimento consiste em criar uma bolsa filtrante em uma área mais externa do olho, e abrir um canal para a drenagem do excesso de líquido do humor aquoso, que é o responsável pela alteração da pressão intra-ocular.
Este é um procedimento invasivo, que necessita da abertura do olho.
Trabeculectomia
Muito parecido com a Trabeculectomia, este procedimento também visa fazer o controle da pressão intra-ocular.
Na trabeculectomia, é feito uma fístula (canal artificial) entre as câmaras anterior e posterior do olho, fazendo a difusão do líquido aquoso e dissipando a pressão aplicada.
Este é um procedimento invasivo, que necessita da abertura do olho.
Esclerectomia Profunda Não Penetrante
Assemelha-se muito ao procedimento da Trabeculotomia. Neste procedimento, é também criada uma bolsa filtrante dentro da câmara anterior do olho, em sua área mais externa, e um canal de transferência entre as duas partes. Com isso, o excesso de líquido aquoso se espalha, dispersando também a pressão intra-ocular.
A diferença é que na Esclerectomia não há a necessidade de abrir o olho completamente.
Iridotomia YAG Laser
A Iridotomia YAG Laser, também conhecida como Iridotomia Periférica, é um procedimento cirúrgico rápido, usado como tratamento de uveítes e Glaucoma.
O procedimento consiste em usar um pulso de laser Nd:YAG para fazer um pequeno furo na periferia da íris, restabelecendo comunicação entre a câmara anterior e a posterior. No caso do Glaucoma, este procedimento consegue aliviar a pressão intraocular, diminuindo os riscos de perda de visão.
É um procedimento de realização rápida e efetuada em regime de ambulatório.