retinopatia-diabetica

O QUE É RETINOPATIA DIABÉTICA?

Retinopatia é o nome dado às patologias que comprometem as estruturas do fundo do olho, particularmente a retina, que perde sua função mecânica principal. A Retinopatia Diabética é a doença que atinge a retina provocada pelo Diabetes fora de controle. É uma doença considerada grave, que pode levar à perda total e irreversível da visão.

O QUE É DIABETES?

É um distúrbio metabólico, que faz com o que o organismo reduza ou pare completamente a produção de insulina, hormônio natural responsável por quebrar e processar as moléculas de açucares que consumimos (frutose, sacarose, entre outras). Essas moléculas são grandes e, quando não quebradas, podem acumular-se em tecidos e órgãos de forma prejudicial.

O QUE CAUSA A RETINOPATIA DIABÉTICA?

A Diabetes fora de controle significa que o corpo possui muitas moléculas de açucares que não foram processadas. Estas moléculas provocam a obstrução dos vasos sanguíneos, especialmente na malha subretiniana, deixando-a desnutrida. Estes vasos sanguíneos ficam enfraquecidos e sangram, gerando hemorragias na retina e no vítreo, que comprometem a visão do paciente.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA RETINOPATIA DIABÉTICA?

É importante dizer que, em seus estágios iniciais, a retinopatia não apresenta sintomas como dor ou incômodo, o que pode levar o paciente a só perceber a queda na qualidade da visão quando a doença já está em estágio avançado. Em última instância, visão borrada e pontos de sangue podem ser indícios de hemorragia no vítreo, parte do quadro clínico avançado da Retinopatia Diabética.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE RETINOPATIA DIABÉTICA?

Existem dois tipos de retinopatia diabética: a não-proliferativa e a proliferativa.

retinopatia diabética não proliferativa é a doença em seu estágio inicial. Normalmente é diagnosticada depois que o paciente apresenta edema macular (hemorragias e vazamento de líquido sobre a mácula). Neste estágio, as alterações visuais não são obrigatórias.

A retinopatia diabética proliferativa é a doença em seus estágios mais avançados, quando apresenta maior gravidade e maiores riscos de perda total e irreversível da visão.apresenta maior risco de perda completa e irreversível da visão. É provocada por neovascularização subretiniana anormal, formada por vasos frágeis e que sangram facilmente. Podem desencadear hemorragias vítreas (embaçamento da visão) e descolamento de retina (cicatrizes no vítreo ou na retina).

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA RETINOPATIA DIABÉTICA?

Qualquer diagnóstico de patologias oculares deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnóstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais da córnea do paciente.

É POSSÍVEL PREVENIR A RETINOPATIA DIABÉTICA?

Manter a glicose sob controle é a principal forma de prevenção da Retinopatia Diabética. Por isso, é importante ter uma dieta de alimentação balanceada e sem açúcar. Além disso, o acompanhamento oftalmológico deve ser iniciado imediatamente após o diagnóstico da Diabetes, para conseguir identificar rápido qualquer dano às estruturas do fundo de olho.

HÁ TRATAMENTO PARA A RETINOPATIA DIABÉTICA?

Sim. Existem 3 técnicas que podem ser aplicadas no tratamento da Retinopatia Diabética: fotocoagulação a laser, implantes e injeções intravítreas ou procedimentos cirúrgicos, como a vitrectomia.

A Fotocoagulação a Laser é um procedimento para cauterizar os vasos sanguíneos da retina, tendo a função de parar hemorragias e evitar maiores danos.

Já os implantes intravítreos são pequenas pastilhas de medicamentos antiinflamatórios e antiangiogênicos, que impedem o nascimento de novos vasos sanguíneos ruins no tecido subretiniano. Estas pastilhas são implantas dentro do vítreo, sem a necessidade de retirada, pois se dissolvem completamente e são absorvidas pelo organismo. As injeções intravítreas aplicam a mesma medicação, mas em dose única.

A vitrectromia é um procedimento cirúrgico que faz a remoção do gel vítreo de dentro do olho. O gel vítreo é um tecido viscoso e gelatinoso, que preenche toda a esclera, parte branca do olho. Com isso, é possível parar qualquer hemorragia vítrea.

Para saber mais sobre os tratamentos de Retinopatia diabética, clique aqui.

Quer saber mais sobre a Retinopatia Diabética?
Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (34) 3662-4010