O QUE É DERMATOCALAZE?
Também conhecido como Blefarocalaze, é o nome dado ao excesso de pele e bolsas de gordura que se acumulam na região das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores, dando um aspecto de cansaço na expressão facial do paciente.
O QUE CAUSA A DERMATOCALAZE?
Normalmente, a origem da Dermatocalaze está associada ao envelhecimento natural das células da pele, que perdem sua elasticidade e firmeza, e acarretando em sua queda. É mais comum a partir dos 40 anos de idade, mas pode ser desenvolvida mais cedo, dependendo da predisposição genética do paciente.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DERMATOCALAZE?
Na grande maioria dos casos, a Dermatocalaze provoca apenas um desconforto estético, porque deixa o paciente com ar cansado.
Porém, quando as bolsas de gordura e excessos de pele ficam muito excessivos, eles podem atrapalhar o campo visual do paciente, afetando a visão e a qualidade de vida.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA DERMATOCALAZE?
Qualquer diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnóstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais e mecânicas das pálpebras do paciente.
HÁ TRATAMENTO PARA A DERMATOCALAZE?
Sim a dermatocalaze pode ser revertida através de um procedimento cirúrgico chamado de Blefaroplastia. O procedimento consiste em remover as bolsas de gordura e excessos de pele, devolvendo campo visual pleno ao paciente. A Blefaroplastia é considerada um procedimento estético.