O que é a mácula?
Mácula é nome dado à região central da retina, onde ficam os fotorreceptores responsáveis por perceber os detalhes daquilo que enxergamos. É uma região nobre do fundo do olho.
O que é um edema?
Por edema, entende-se o inchaço subcutâneo ou subtecido, provocado pelo acúmulo anormal de líquidos e proteínas.
Portanto…
O edema macular é o acúmulo anormal de líquidos e proteínas na camada subretiniana na área da mácula. Este edema faz com que a mácula perca suas funções mecânicas, acarretando em queda acentuada de acuidade visual.
O que causa o edema macular?
O edema macular pode ser desenvolvido como consequência de procedimentos de cirurgias intraoculares, distrofias da retina, uso de drogas, tumores ou doenças vasculares ou inflamatórias.
Quais são os sintomas do edema macular?
O edema macular não provoca sintomas como dores ou incômodos. O paciente perceberá apenas uma queda acentuada na qualidade da visão, quando deverá procurar um oftalmologista.
Como é feito o diagnóstico do edema macular?
Qualquer diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnṍstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais da retina e das estruturas de fundo de olho do paciente.
Há tratamento para o edema macular?
Sim, existe tratamento para o edema macular. Algumas técnicas podem ser usadas no tratamento, como:
- medicamentos, na forma de colírios e comprimidos;
- fotocoagulação a laser;
- injeções e implantes intravítreos, com medicação específica;