O que é Entrópio?
É o nome dado a uma disfunção palpebral, na qual a sua borda (onde ficam os cílios) se dobra para dentro do olho, provocando dandos abrasivos à córnea e à conjuntiva. É exatamente o oposto do que ocorre no Ectrópio.
O que causa o Entrópio?
A doença pode se desenvolver por fatores genéticos, mecânicos ou exteriores, podendo ser subdividido em 3 tipos.
Quais são os tipos de Entrópio?
O Entrópio pode ser subclassificado de acordo com o motivo de seu desenvolvimento:
- Congênito: presente desde o nascimento e muito raro;
- Involucional: mais comumente visível em pessoas com idade avançada, devido à alterações nas estruturas palpebrais associadas ao envelhecimento;
- Cicatricial: ocorre devido à retração da lamela (camada) posterior das pálpebras, normalmente provocada por queimaduras químicas, tracoma e Síndrome de Stevens-Johnson.
Quais são os sintomas do Entrópio?
O contato constante dos cílios com a parte interna dos olhos provoca irritação, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, ardor e vermelhidão.
Entretanto, a raspagem dos cílios na córnea pode provocar danos abravisos severos ao tecido corneano, levando a outras patologias oculares como úlceras de córnea.
Como é feito o diagnóstico do Entrópio?
Qualquer diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnṍstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais e mecânicas das pálpebras do paciente.
Há tratamento para o Entrópio?
Sim, o Entrópio pode ser revertido através de procedimentos cirúrgicos para a correção mecânica e das pálpebras.