O que é Membrana Epirretiniana?
É o nome dado a uma membrana fina de tecido cicatricial que se desenvolve sobre a mácula, região nobre e central da retina.
A membrana epirretiniana é uma membrana delgada, muito fina que se desenvolve na superfície retiniana, como uma folha de papel celofane. As pessoas notam uma distorção da imagem.
O que causa o aparecimento da Membrana Epirretiniana?
O aparecimento deste tecido de cicatriz sobre a retina está relacionado ao descolamento de vítreo. Estes descolamentos são considerados comuns e são associados ao processo de envelhecimento dos olhos – por isso, a doença tem seu maior índice de ocorência em pessoas acima dos 40 anos de idade.
Quais são os sintomas da Membrana Epirretiniana?
A camada de tecido cobre a mácula como um pedaço de papel filme, desses que se usa na cozinha para embrulhar alimentos. A visão central apresenta distorções e dificulda a percepção de formas e cores.
A doença é progressiva?
Na maioria dos casos, a doença se mantém estacionária, sem evolução do quadro. Porém pode ocorrer de a membrana epirretiniana engrossar, e prejudicar ainda mais a visão do paciente.
Como é feito o diagnóstico de Membrana Epirretiniana?
Qualquer diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnṍstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais da retina do paciente.
Há tratamento para esta doença?
Sim. É possível fazer a remoção da membrana epirretiniana através de um procedimento cirúrgico chamado Vitrectomia.