O QUE É ASTIGMATISMO?
É uma pequena deficiência na estrutura ocular, que provoca queda na qualidade da visão. O Astigmatismo provoca falta de nitidez e baixa visão para perto e para longe, devido à dificuldade em observar o contraste das linhas horizontais, verticais e oblíquas.
O QUE CAUSA ASTIGMATISMO?
Um olho considerado saudável apresenta uma córnea arredondada, com aspecto topográfico regular, que é essencial para o processo de captação de luz do ambiente exterior. Já uma córnea astigmata apresenta diferenças entre os meridianos verticais e horizontais, fazendo com que os feixes de luz passem pela córnea e cheguem à retina em pontos diversos, ao invés de um ponto único. Por isso há pouca nitidez na visão do astigmata.
Pessoas que têm astigmatismo confundem símbolos que tenham estruturas parecidas, como o H,o M, o N, o 8 e o 0.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO ASTIGMATISMO?
É bastante comum que o astigmatismo se apresente a outros erros refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia e a Presbiopia (vista cansada).
O olho precisará fazer um esforço ainda maior para acomodar o foco e tentar enxergar melhor. Por isso, quando associado à Miopia ou à Hipermetropia, o paciente poderá apresentar dores de cabeça, fadiga ocular, ardor e vermelhidão nos olhos.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO ASTIGMATISMO?
Qualquer diagnóstico, mesmo de patologias leves, como o Astigmatismo, deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnóstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos, que podem determinar as condições gerais da córnea do paciente.
HÁ TRATAMENTO PARA O ASTIGMATISMO?
Sim. Assim como acontece com os outros erros refrativos, o Astigmatismo pode ser tratado de 3 formas:
- com o uso contínuo de óculos de grau, que farão a correção do ponto de foco dos feixes de luz;
- com o uso contínuo de lentes de contato;
- através de procedimento cirúrgico, chamado de Cirurgia Refrativa a Laser.
Entenda melhor como funciona cada técnica de tratamento do Astigmatismo clicando aqui.