catarata

O QUE É CATARATA?

É uma doença ocular progressiva, que provoca a perda de transparência do cristalino, acarretando em perda parcial ou completa da visão do paciente – de forma reversível.

O QUE É CRISTALINO?

É uma lente biconvexa, natural do olho humano, que é responsável por captar e direcionar os raios de luz atá retina, dando sequencia ao processo da visão.

O QUE CAUSA A CATARATA?

A perda de transparência do cristalino ocorre devido ao acúmulo de resíduos celular e células de gordura na superfície do cristalino. Estes resíduos impedem a passagem da luz, que leva à perda da visão.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CATARATA?

A Catarata não apresente dores ou incômodo ocular em seu desenvolvimento, portanto fica mais difícil de identificar a presença desta patologia em seus estágios iniciais.

Mas você pode procurar por sinais indicativos, como dificuldade em identificar cores, sensibilidade à luz e formação de halos sobre os objetos.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CATARATA?

A Catarata pode ter duas origens principais:

Congênita, quando acomete crianças recém nascidas ou até 1 ano de idade – geralmente associada a algum processo infeccioso sofrido durante a gestação (sífilis, rubéola, etc)
Adquirida, quando é desenvolvida em outras fases da vida.

As Cataratas Adquiridas podem ser subclassificadas de acordo com os fafores gatilhos para o desenvolvimento da doença:

• Patológica: decorrente de processos patológicos infecciosos de outras partes do organismo;
  • Metabólica: decorrente de distúrbios metabólicos (Hipertireoidismo, Diabetes);
  • Secundária: decorrente de outras doenças oculares, como Descolamento de retina;
  • Traumática: decorrente de traumas oculares, pancadas ou choques elétricos;
  • Senil: decorrente do processo natural de envelhecimento do organismo, atingindo pessoas acima dos 70 anos de idade – é o tipo mais comum de catarata;
  • Medicamentosa: provocada pelo uso excessivo de medicamentos, especialmente corticóides;

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE CATARATA?

Qualquer diagnóstico de doenças, como a Catarata, deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnṍstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar a presença e a evolução da doença em cada paciente.

HÁ TRATAMENTO PARA CATARATA?

A Catarata  pode levar à perda parcial ou total da visão em seus estágios mais avançados. A boa notícia é que ela pode ser revertida, e a visão recuperada.

A catarata deve ser removida quando o paciente passa a apresentar muita dificuldade para realizar as tarefas diárias mais simples, como ler e ver televisão.

A remoção da catarata só pode ser feita de forma cirúrgica, com a Cirurgia de Catarata.

O diretor técnico Dr. Walter de Carvalho Júnior poderá esclarecer as dúvidas sobre doenças nos olhos, descubra qual o melhor tratamento em Araxá e região.

Quer saber mais sobre a Catarata?
Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (34) 3662-4010