O QUE É CERATOCONE?

É uma doença progressiva, de caráter não inflamatório, que provoca a degeneração das fibras de colágeno do tecido da córnea, levando ao aumento severo de sua curvatura e queda acentuada e significativa da visão do paciente. Em seus graus mais avançados de evolução, o Ceratocone faz com que a córnea do paciente fique com aspecto cônico, ficando pontuda e projetada para fora do olho.

O QUE É A CÓRNEA?

É uma lente transparente que reveste todo o globo ocular. Essa membrana é responsável por proteger e umidificar as estruturas oculares, além de participar na captação e filtro dos raios solares que dão início ao processo da visão. Uma córnea saudável é arredondada e de curvatura leve, acompanhando o formato do globo ocular.

O QUE O CERATOCONE FAZ COM A VISÃO DO PACIENTE?

A córnea e o cristalino trabalham em conjunto para que os raios de luz cheguem até a retina, dando sequência ao processo da visão.

Quando a córnea tem a sua curvatura aumentada, os raios passam por ela e se dirigem de forma desordenada até a retina. A retina recebe vários pontos de foco simultâneos, e não consegue processar nenhum, gerando uma baixa qualidade de visão.

O QUE CAUSA O CERATOCONE?

As causas do ceratocone ainda não são totalmente conhecidas. Porém já se sabe que o ceratocone tem fatores genéticos, sendo mais comum entre membros da mesma família.

Algumas pessoas com características específicas, como Miopia Patológica e Síndrome de Down, também são mais propensos a desenvolver a doença.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CERATOCONE?

O Ceratocone não apresenta sintomas como dor e incômodo ocular, o que dificulta um diagnóstico precoce. Mas o paciente deve estar atento com a qualidade visual: a progressão do Ceratocone pode acarretar em Astigmatismo com aumento constante de grau.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO CERATOCONE?

Qualquer diagnóstico de doenças oculares, principalmente o Ceratocone, deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnóstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais da córnea do paciente.

HÁ TRATAMENTO?

O Ceratocone não tem tratamento preventivo, mas pode ter a sua progressão controlada, recuperando a qualidade de vida do paciente.

COMO É FEITO ESSE CONTROLE?

Existem 4 técnicas que podem ser usadas no controle do Ceratocone. Cada técnica deve ser aplicada em uma fase de progressão. São elas:

Para saber mais sobre cada forma de tratamento do Ceratocone, clique aqui.

Quer saber mais sobre o Ceratocone? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (34) 3662-4010