O QUE É HIPERMETROPIA?
É uma pequena deficiência na estrutura ocular, que provoca queda na qualidade da visão. A Hipermetropia provoca queda na nitidez da visão para perto, atrapalhando atividades como ler ou mexer no celular.
O QUE CAUSA A HIPERMETROPIA?
Um olho considerado saudável tem uma distância harmônica entre o segmento anterior do olho, onde ficam a córnea e o cristalino, e o segmento posterior, onde fica a retina. A baixa qualidade da visão para perto está relacionada ao tamanho do olho do hipermétrope, que é menor do que o normal. Esse tamanho menor faz com que os feixes de luz achem seu ponto de foco atrás da retina, o que provoca a falta de nitidez da visão para perto.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA HIPERMETROPIA?
Fadiga ocular, dores de cabeça, sensação de peso nos olhos, lacrimejamento, ardor e vermelhidão, especialmente depois do trabalho e no final do dia.
COMO É FEITO O DIAGNOSTICO DA HIPERMETROPIA?
Qualquer diagnóstico, mesmo de patologias leves, como o a Hipermetropia, deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnóstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos, que podem determinar as condições gerais do olho do paciente.
HÁ TRATAMENTO PARA HIPERMETROPIA?
Sim. Assim como acontece com os outros erros refrativos, a Hipermetropia pode ser tratada de 3 formas:
- com o uso contínuo de óculos de grau, que farão a correção do ponto de foco dos feixes de luz;
- com o uso contínuo de lentes de contato;
- através de procedimento cirúrgico, chamado de Cirurgia Refrativa a Laser.