O QUE É PRESBIOPIA?
É uma pequena deficiência na estrutura ocular, que provoca queda na qualidade da visão, para perto e para longe. Apesar de ser considerada um erro refracional, a Presbiopia tem características diferentes dos outros Erros Refrativos.
O QUE CAUSA A PRESBIOPIA?
Ao contrário do que acontece com a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo, a Presbiopia não está relacionada ao tamanho diferenciado do globo ocular. Na verdade, a queda na qualidade da visão, principalmente na visão para perto, se deve ao processo natural de envelhecimento do cristalino. A partir dos 40 anos de idade, as células do corpo perdem a sua elasticidade – no caso do cristalino, ele passa a não conseguir mais acomodar o ponto de foco dos feixes de luz até a retina.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PRESBIOPIA?
Fadiga ocular, excesso de esforço ocular, dores de cabeça, visão borrada, dificuldade para enxergar em ambientes com menos luz e queda acentuada na visão para perto.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA PRESBIOPIA?
Qualquer diagnóstico, mesmo de patologias leves, como o a Presbiopia, deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnṍstico correto depende de umarotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais do olho do paciente.
HÁ TRATAMENTO PARA A PRESBIOPIA?
Sim, é possível tratar a Presbiopia e corrigir a visão prejudicada. Mas o tratamento da Presbiopia é um pouco diferente do tratamento dos erros refrativos no geral. O tratamento da Presbiopia pode ser feito:
-
- com o uso contínuo de óculos de grau para perto, que farão a correção do ponto de foco dos feixes de luz;
-
- com o uso contínuo de lentes de contato;
- através de um procedimento específico chamado de Monovisão (leia mais clicando aqui).
A Cirurgia Refrativa a Laser para a Presbiopia depende de algumas condições.