O QUE É OCLUSÃO DA VEIA CENTRAL DA RETINA?
É o nome dado a um bloqueio da veia que fica situada no centro da retina, que impede que o sangue circule corretamente pelos olhos.
O QUE CAUSA ESSA OCLUSÃO DA VEIA?
Esta doença ocorre porque se forma um coágulo de sangue dentro da veia central, responsável pela irrigação e nutrição da retina. O bloqueio do fluxo sanguíneo vai, progressivamente, provocando danos às funções da retina.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE OCLUSÃO DA VEIA DA RETINA?
A doença pode ser classificada em dois tipos, de acordo com a sua causa: isquêmica e não-isquêmica.
Os casos não-isquêmicos estão relacionados ao aparecimento de coágulos sanguíneos, que impedem o fluxo normal do sangue pela retina.
Já os casos isquêmicos são considerados graves, porque não têm causa conhecida e pode evoluir mais rapidamente.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA OCLUSÃO DA VEIA DA RETINA?
Os principais sintomas da Oclusão da Veia são visão borrada, manchas e defeitos no campo visual e hemorragias intrarretinianas. Os pacientes desta doença constumam apresentar veias tortuosas e dilatadas.
A doença deve ter tratamento imediato, pois pode levar à perda total e irreversível da visão.
QUAIS SÃO OS GRUPOS DE RISCO DA OCLUSÃO DA VEIA DA RETINA?
A doença é mais comum entre pessoas com problemas de coagulação, quadro de hipertensão arterial e pacientes de Glaucoma ou Diabetes.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA OCLUSÃO DE VEIA DA RETINA?
Qualquer diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnóstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos, que podem determinar as condições gerais da retina do paciente.
HÁ TRATAMENTO PARA ESTA DOENÇA?
Sim, e a técnica de tratamento pode variar de acordo com o estágio em que a doença se encontra.
Em casos não-isquêmicos, pode-se aplicar técnicas como a Fotocoagulação a Laser, ou aplicação de medicamentos intraoculares. Os casos isquêmicos, dependendo da severidade do bloqueio, a doença deverá ser tratada cirurgicamente, através da Vitrectomia.