O QUE É O PTERÍGIO?
É o nome dado ao aparecimento de um crescimento anormal de carne fibrosa, de formato triangular, que aparece na superfície da ésclera (a parte branca do olho).
O QUE CAUSA O PTERÍGIO?
As causas para o desenvolvimento do Pterígio não são conhecidas, mas sabe-se há um fator hereditário no seu aparecimento. Sabe-se também que ele tem maior incidência em populações de climas tropicais, que são mais quentes e secos, e com altos índices de luz ultravioleta.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO PTERÍGIO?
É comum que os pacientes não apresentem sintomas de dor ou incômodo em um primeiro momento. Porém, o Pterígio tende a invadir o espaço da córnea e pode, dependendo do tamanho que atingir, provocar perda de campo visual.
Em alguns casos, pode ocorrer vermelhidão, inchaço, ardor e sensação de corpo estranho, devido a seu tamanho e espessura.
Pterígios grandes podem causar distorção da superfície da córnea e induzir a um astigmatismo irregular com conseqüente diminuição da visão.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO PTERÍGIO?
Qualquer diagnóstico de doenças oculares deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnṍstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais da córnea do paciente.
HÁ TRATAMENTO PARA O PTERÍGIO?
Sim, é possível tratar o pterígio, com a retirada do crescimento em sala de cirurgia.
É importante dizer que a cirurgia não garante que não haja reincidência de crescimento, podendo ser necessário um novo procedimento.