retinopatia-hipertensiva

O QUE É RETINOPATIA?

Retinopatia é o nome dado às patologias que comprometem as estruturas do fundo do olho, particularmente a retina, que perde sua função mecânica principal.

O QUE É A RETINOPATIA HIPERTENSIVA?

Alterações na pressão arterial podem levar a danos nos vasos sanguíneos que irrigam a retina, provocando desgastes e alterações em sua estrutura e levando à perda de sua função principal. A Retinopatia Hipertensiva pode acometer a visão de forma crônica ou aguda.

O QUE É HIPERTENSÃO AGUDA?

Uma doença é chamada de aguda quando apresenta desenvolvimento rápido e em curto período de tempo. Este tipo de alteração na pressão arterial pode provocar hemorragias intraoculares provocadas pelo infarto do tecido retiniano, podendo acarretar em descolamento de retina. É mais comum em pessoas mais jovens.

O QUE É HIPERTENSÃO CRÔNICA?

Uma doença é chamada de crônica quando apresenta desenvolvimento lento e por longo período de tempo. Este tipo de hipertensão provoca danos aos vasos sanguíneos da malha que alimenta a retina, levando ao estreitamento progressivo do calibre das artérias e dificultando o fluxo sanguíneo de irrigação da retina. Por ter desenvolvimento lento, os pacientes tendem a só perceber os danos na visão depois muitos anos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA RETINOPATIA HIPERTENSIVA?

Em seus estágios iniciais, a Retinopatia Hipertensiva apresenta-se assintomática. Com a progressão da doença, os sintomas começam a se manifestar: diminuição da acuidade visual, fotossensibilidade e fotofobia, além de dores de cabeça.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA RETINOPATIA HIPERTENSIVA?

Qualquer diagnóstico de patologias oculares deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnóstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais da retina do paciente.

HÁ TRATAMENTO PARA A RETINOPATIA HIPERTENSIVA?

Sim. Apesar de a doença não ter cura, é possível controlar a sua progressão e manter uma boa qualidade de vida.

O tratamento consiste em acompanhamento constante para controle da pressão arterial, visando minimizar os danos à retina. Associado a isso, a fotocoagulação a laser pode ajudar no controle dos danos à retina.

Quer saber mais sobre a Retinopatia Hipertensiva? Acesse a Área de Atendimento e entre em contato conosco. Se preferir, ligue (34) 3662-4010