O QUE É RETINOSE PIGMENTAR?
É um conjunto de patologias hereditárias, de caráter progressivo, que provoca a degeneração das células fotoreceptoras da retina, chamadas de cones e bastonetes. Estas células são responsáveis pela captação e “tradução” das informações contidas nos feixes de luz recebidos através da córnea e do cristalino.
O QUE CAUSA A RETINOSE PIGMENTAR?
A doença está totalmente ligada à herança genética, tendo maior incidência entre membros da mesma família.
QUANDO A DOENÇA SE MANIFESTA?
A Retinose Pigmentar começa a se manifestar no final da infância e começo da adolescência, podendo atingir também jovens adultos, principalmente do gênero masculino. O grau de progressão e perda visual é variável de caso a caso.
Normalmente, a doença está associada a outras patologias, como surdez, obesidade e polidactilia (dedos extras nas mãos e nos pés).
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA RETINOSE PIGMENTAR?
Perda de campo visual periférico de forma gradativa, além de cegueira noturna e queda na percepção de cores.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA RETINOSE PIGMENTAR?
Qualquer diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnṍstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais da retina do paciente.
HÁ TRATAMENTO PARA A RETINOSE PIGMENTAR?
Infelizmente, não há (ainda) um tratamento para a doença. O paciente de retinose deve manter acompanhamento oftlamológico constante, visando interromper a progressão rápida da doença.
Mas é possível melhorar a qualidade de vida do paciente, com o auxílio de recursos ópticos como lupas e sistemas próprios de iluminação, que podem aumentar a visão residual do paciente.