O QUE É UVEÍTE?
É um conjunto de patologias decorrentes de um processo inflamatório da úvea, camada que reveste o globo ocular e é composta pela íris, corpo ciliar e coroide. É consideravelmente rara, tendo uma incidência média de 150 mil casos por ano no Brasil.
O QUE CAUSA A UVEÍTE?
As uveítes geralmente têm causas associadas a patologias sistêmicas infecciosas ou idiopáticas – que não têm causa definida. A úvea se inflama como parte do quadro clínico sistêmico.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA UVEÍTE?
O quadro clínico pode variar bastante de caso para caso, mas geralmente o paciente apresenta vermelhidão intensa nos olhos, dor, visão com moscas volantes, fotofobia e queda na qualidade da visão.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA UVEÍTE?
Qualquer diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista especializado. O diagnóstico correto depende de uma rotina de exames oftalmológicos específicos, que podem determinar as condições gerais da córnea do paciente.
HÁ TRATAMENTO PARA A UVEÍTE?
Sim. Na maioria dos casos, as uveítes podem ser tratadas com colírios medicamentosos de anti-inflamatórios, para aliviar a inflamação. Nos casos de uveítes infecciosas, o paciente deverá tomar também medicação antiviral e antibióticos.
Em casos mais graves, alguns procedimentos intraoculares poderão ser aplicados.