O QUE SÃO ERROS REFRATIVOS?
São pequenas deficiências visuais que prejudicam a qualidade da visão para perto ou para longe. São conhecidos como Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE ERROS REFRATIVOS?
Normalmente, o próprio paciente percebe a queda na qualidade da visão, quando procura um oftalmologista.
Mas o diagnóstico de erros refrativos só pode ser identificado por um médico oftalmologista especializado, depois que o paciente realiza uma rotina de exames oftalmológicos. Você pode realizar estes exames na Clínica Clínica de Olhos Araxá com o oftalmologista em Araxá-MG.
QUAIS SÃO OS EXAMES PARA O DIAGNÓSTICOS DE ERROS REFRATIVOS?
- Refração: exame que faz a avaliação da capacidade refrativa dos olhos do paciente. Ideal para identificar se a visão pode melhorar com o uso de óculos, adiando a Cirurgia Refrativa.
- Acuidade Visual a Laser: faz uma estimativa da recuperação de acuidade visual a ser obtida com a cirurgia.
- Teste de Snellen: popularmente conhecido como “teste das letras”. Serve para medir a capacidade de visão para perto e para longe.
- Topografia da Córnea: análise da superfície anterior do olho, acompanhando as distorções da córnea.
- Tonometria de Aplanação: mede a pressão intra-ocular.
- Microscopia especular da córnea: análise da quantidade e morfologia das células do tecido retiniano
O Exame de Refração é um procedimento para se determinar grau de correção de um erro refrativo do olho, como Miopia, Hipermetropia ou Astigmatismo.
Pode ser realizado sob cicloplegia (com uso de um colírio que paralisa a acomodação) ou dinâmica (com o “foco automático” em funcionamento).
O exame sob cicloplegia é fundamental para a identificação de erros refrativos em crianças, já que, devido à sua que têm um grande poder de acomodação (foco automático).