O QUE É A RETINOGRAFIA?
É um exame de imagem que faz fotografias específicas do segmento posterior do olho, onde ficam a retina, a malha sanguínea sub retiniana e o nervo óptico. É aplicado para avaliar em detalhes o fundo do olho, visando observar as condições da retina e do nervo óptico.
COMO FUNCIONA O EXAME?
O exame pode ser aplicado de duas formas:
- Retinografia Colorida: forma mais simples do exame. São feitas fotografias das estruturas do fundo do olho, permitindo observar quaisquer alterações na retina e no nervo óptico.
- Retinografia Fluorescente – também conhecido como Angiofluoresceinografia. É uma forma mais complexa de exame, que usa um corante amarelo (fluoresceína sódica) para obter imagens em contraste da retina.
O QUE SE PROCURA NESTE EXAME?
O exame pode identificar lesões na malha sanguínea e nas camadas subrretinianas, que estejam comprometendo a irrigação da retina ou atrapalhando o processo da visão. A Retinografia é também ideal para fazer o acompanhamento do tratamento de diversas doenças da retina.
QUAIS DOENÇAS PODEM SER DIAGNOSTICADAS PELA RETINOGRAFIA?
Este exame é importante para dar início ao diagnóstico de diversas patologias da retina, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética.
QUANTO TEMPO DURA ESTE EXAME?
As imagens, ao todo, são realizadas em 10 minutos, mas o exame, ao todo, leva em média 1 hora para ser realizado. É necessário fazer a dilatação da pupila para a realização deste exame.