O QUE É CERATOCONE?
É uma doença progressiva, de caráter não inflamatório, que provoca a degeneração das fibras de colágeno do tecido da córnea, levando à perda severa de sua curvatura e queda acentuada e significativa da visão do paciente. Em seus graus mais avançados de evolução, o Ceratocone faz com que a córnea do paciente fique com aspecto cônico, ficando pontuda e projetada para fora do olho.
Você pode agendar uma consulta na Clínica Clínica de Olhos Araxá com o oftalmologista em Araxá MG e tirar todas as dúvidas.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DO CERATOCONE?
O Ceratocone pode ser tratado com técnicas diferentes para cada estágio de evolução da doença.
ÓCULOS E LENTES DE CONTATO
Nos primeiros estágios da doença, quando o ceratocone ainda apresenta grau discreto, o tratamento é realizado apenas com a recomendação de óculos ou lentes de contato rígidas ou especiais para melhorar a acuidade visual do paciente.
CROSSLINKING DE COLÁGENO
O Crosslinking de Colágeno é uma técnica a laser, não invalida, que tem como objetivo reforçar as estruturas da córnea e interromper a progressão do Ceratocone.
O processo consiste em criar uma reação térmica entre a riboflavina (vitamina B2), aplicada em colírios, e o laser ultravioleta. Essa reação termica cria novas ligações entre as fibras de colágeno da córnea doente, fortalecendo a sua estrutura.
Estudos realizados mostram uma estabilização da progressão do ceratocone em mais de 90% dos casos.
ANEL INTRACORNEANO
O Anel Intracorneano é um implante acrílico aplicado na camada da córnea chamada estroma. Este implante tem como objetivo principal regularizar as deformações causadas pelo ceratocone.
A principal vantagem deste procedimento é que ele pode ser revertido a qualquer momento, sem prejuízo à córnea do paciente.
Não é uma técnica refrativa, ou seja, mesmo após o procedimento, ainda será necessário o uso de óculos ou lentes de contato para melhorar a acuidade visual.
TRANSPLANTE DE CÓRNEA
O Transplante de Córnea é a forma mais complexa e invasiva de tratamento do ceratocone. É indicado para os casos em as outras técnicas não apresentaram os resultados desejados, e a córnea apresenta deformações irreversíveis em sua estrutura e curvatura.
COMO FUNCIONA O TRANSPLANTE DE CÓRNEA
Um transplante de córnea consiste em substituir a córnea doente por uma outra córnea doadora saudável.
É um procedimento delicado, que pode substituir apenas algumas camadas mais danificadas da córnea – o chamado transplante lamelar – ou substituí-la completamente – o chamado transplante penetrante.
O Ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil, atingindo 1 em cada 20.000 pessoas.