O QUE É GLAUCOMA?
É o nome dado a um conjunto de doenças que atacam e degeneram o nervo óptico, levando à perda gradual e irreversível da visão. Está geralmente associado ao aumento da pressão intraocular.
POR QUE O GLAUCOMA É TÃO GRAVE?
Por não apresentar sintomas na grande maioria dos casos, o Glaucoma precisa ser diagnosticado o quanto antes e ter o tratamento iniciado imediatamente, já que a visão perdida não pode ser recuperada.
Os casos de Glaucoma Agudo apresentam quadro clínico diferenciado: o paciente sente muitas dores, náusea e episódios de vômitos. Estes casos devem ser tratados como emergências médicas, porque o paciente poder perder a visão em algumas horas. É imprescindível que se procure um oftalmologista especializado em caráter de urgência.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DO GLAUCOMA?
O tratamento do Glaucoma consiste no controle e regularização da pressão intraocular, evitando maiores danos ao nervo óptico e mais perdas no campo visual do paciente.
O tratamento pode ser clínico ou por procedimentos a laser.
TRATAMENTO CLÍNICOS
Uma das formas de tratar o Glaucoma é com o uso contínuo de medicamentos e colírios medicamentosos, que atuam na regularização da pressão intraocular do paciente.
É a forma mais acessível de tratamento, mas que requer muita disciplina.
Como a maioria dos casos de Glaucoma é assintomática, é comum que os pacientes acabem parando a medicação por não sentirem incômodo ou dor.
Além disso, alguns colírios e medicamentos podem apresentar efeitos colaterais, como ardência, vermelhidão dos olhos, vista nublada, dores de cabeça e formigamento nas extremidades (mãos e pés), o que faz com que os pacientes parem com o tratamento clínico sem o acompanhamento do oftalmologista.
TRATAMENTO A LASER
Existem duas técnicas a laser que podem ser usadas no tratamento do Glaucoma: a ALT e a SLT.
LASER TRABECULOPLASTIA SELETIVA(SLT)
Trabeculoplastia a Laser, também conhecida como SLT, é um tratamento de glaucoma rápido e eficaz para a redução da pressão intraocular associada ao glaucoma.
O maior fator de risco para o glaucoma é a pressão intraocular alta, e o laser SLT atua na drenagem do humor aquoso, reduzindo a pressão ocular.
Através de pulsos curtos de laser de baixa energia, o SLT direciona a melanina de células específicas do olho afetado, para desencadear a cicatrização natural e reconstrução dessas células, sem provocar qualquer dano colateral à estrutura subjacente.
O tratamento tem eficácia comprovada em 75% dos pacientes, com redução de até 25% na pressão intraocular.
Por agir seletivamente nas células em que é aplicado, a SLT é considerada uma forma segura de controle do Glaucoma, sem causar danos permanentes e podendo ser repetido futuramente, se necessário.
TRABECULOPLASTIA COM LASER DE ARGÔNIO (ALT)
Funciona da mesma forma que a Trabeculoplastia Seletiva. A aplicação do laser provoca uma cicatrização das células da malha trabecular, abrindo novos canais para a drenagem do humor aquoso e regularizando a pressão intraocular.
A diferença é que o laser de argônio, usado na ALT, é um laser térmico, que provoca queimaduras nas células atingidas. Não é um procedimento que possa ser repetido.
Esta forma de tratamento é indicada para os casos em que a malha trabecular do paciente apresenta maior pigmentação, ou na presença de sinéquias (quando a íris adere à córnea ou ao cristalino).
Marque uma consulta com os especialistas, e descubra se você pode ser um candidato ao tratamento a laser para redução da pressão intraocular.