O QUE SÃO ERROS REFRATIVOS?
São pequenas deficiências visuais que prejudicam a qualidade da visão para perto ou para longe. São conhecidos como Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DOS ERROS REFRATIVOS?
A recuperação da acuidade visual prejudicada por Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia pode ser feito de forma não cirúrgica, com o uso de óculos ou lentes de contato, ou cirúrgica, através da Cirurgia Refrativa.
COMO É O TRATAMENTO DA MIOPIA?
A Miopia é o erro que provica dificuldade de enxergar de longe. Ela tem dois tipos de tratamentos: os não cirúrgicos e os cirúrgicos.
Tratamentos Não Cirúrgicos:
Para melhorar a acuidade visual de uma pessoa com miopia, pode-se fazer a correção ocular através do uso de óculos ou lentes de contato.
Os óculos de correção, também conhecidos como óculos de grau, devem ter lentes de correção chamadas lentes divergentes, fazendo o deslocamento do ponto focal das imagens para trás.
O mesmo acontece com as lentes de contato. Essas lentes também apresentam grau de correção negativo, fazendo as mesmas funções das lentes dos óculos.
Escolher entre óculos ou lentes de contato depende muito da adaptação de cada paciente. Nem todas as pessoas se acostumam com as lentes de contato e acabam optando pelos óculos – ou vice-versa.
Tratamentos Cirúrgicos:
Em casos em que o grau de correção é muito alto, ou quando o paciente apresenta dependência de óculos para enxergar, o médico oftalmologista indica o tratamento cirúrgico para a Miopia.
As cirurgias refrativas hoje são feitas totalmente a laser, apoiadas por equipamentos de alta precisão.
COMO É O TRATAMENTO DA HIPERMETROPIA?
Assim como acontece na Miopia, a Hipermetropia pode ser tratada de forma cirúrgica ou não cirúrgica.
No caso dos tratamentos não cirúrgicos, os óculos e lentes de contato de correção para a Hipermetropia precisam ser lentes convergentes ou convexas, redirecionando o ponto focal das imagens para frente.
As cirurgias refrativas são as mesmas usadas no tratamento da miopa: Cirurgia à Laser LASIK ou Cirurgia à Laser PRK. São procedimentos rápidos e não invasivos, que não precisam de internação.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DO ASTIGMATISMO?
O astigmatismo, assim como a Miopia e a Hipermetropia, pode ser tratado com uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Entretanto, a decisão do melhor tratamento no caso do Astigmatismo depende de algumas considerações envolvendo a saúde ocular, status refrativo e estilo de vida do paciente.
Geralmente, os óculos de correção são a opção mais segura.
No caso de Astigmatismo Irregulares, que podem desencadear o Ceratocone, as lentes gelatinosas não são efetivas. A melhor solução são as lentes rígidas de gás permeável, que conseguem dar um melhor suporte para a córnea e melhoram a acuidade visual.
Nos casos de Cirurgias Refrativas, a técnica mais usada para o tratamento do Astigmatismo é a Cirurgia LASIK, porém ela só é indicada para tratar do Astigmatismo de até 4 dioptrias (graus) como parte de um procedimento combinado para tratar casos de miopia + astigmatismo.
COMO É FEITO TRATAMENTO DA PRESBIOPIA?
A Presbiopia também tem tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para cada tipo. Veja abaixo:
CORREÇÃO COM ÓCULOS
Quando a Presbiopia provoca dificuldade de enxergar só de perto, usa-se óculos com lentes monofocais.
Quando a visão tanto para perto como para longe fica comprometida pela Presbiopia, então os óculos precisam ter lentes multifocais.
MONOVISÃO / VISÃO EQUILIBRADA
Este é um tratamento peculiar. Neste caso, cada olho recebe uma lente monofocal – uma para perto e uma para longe, fazendo com que o cérebro se adapte a forçar cada olho para uma distância.
LENTES BIFOCAIS / MULTIFOCAIS
As lentes de contato multifocais possuem função dupla, com foco para perto ou para perto, simultânea ou alternada, de acordo com o desenho.
É uma lente de certa dificuldade de adaptação, pois se apóia na córnea. São necessários exames e testes prévios antes de o médico indicar este tipo de lente.
CIRURGIA A LASER PERSONALIZADA
As cirurgias a laser que corrigem miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser aplicas também em pacientes com presbiopia. Para os pacientes acima dos 40 anos que já corrigiram totalmente a visão para longe, será necessário o uso de óculos de leitura.
Para eliminar ou diminuir a necessidade dos óculos para perto, faz-se a cirurgia a laser denominada monovisão ou “báscula”. Neste procedimento, o olho dominante recebe correção completa para a visão de longe, enquanto o outro olho fica com algum grau de miopia, para dar visão de perto.
Esta pequena diferença de grau entre os olhos é rapidamente compensada pela adaptação cerebral.
COMO FUNCIONA A CIRURGIA REFRATIVA A LASER?
As Cirurgias Refrativas são procedimentos realizados totalmente a laser, que fazem a remodelagem da córnea para corrigir a acuidade visual do paciente.
São procedimentos rápidos e seguros, que eliminam completamente a necessidade do uso de óculos no pós cirúrgico, além de recuperar completamente a visão.
Existem duas técnicas diferentes de Cirurgias Refrativas a Laser: a PRK e a LASIK. Para saber mais sobre estes procedimentos, clique aqui.